TENDÊNCIAS PARA OS HÁBITOS DO CONSUMIDOR CURITIBANO EM 2021

2020 pode vir a ser conhecido como “o ano em que tudo mudou” nos mais diversos aspectos e a bebotê foi entender O QUE e COMO as coisas mudaram em relação aos nossos hábitos de consumo! 

Vamos voltar a contratar serviços presencialmente ou trocar tudo por vídeo aulas e atendimentos online? Alguém vai voltar a comprar presencialmente no mercado ou o delivery veio para ficar? Quem são as pessoas que vão migrar pro online? Quem ainda vai preferir o analógico?Dá para pensar em um meio termo? Um consumo… híbrido, talvez? Vamos pensar melhor antes de consumir ou vamos consumir loucamente como se estivéssemos em um grande recesso coletivo? ⁣

E pra gente que empreende… O que tudo isso significa? Como todas essas mudanças vão chegar no meu mercado, na minha empresa, nos meus consumidores? O que posso fazer para me preparar e evitar mais uma crise?
united-nations-covid-19-response-a5occ9e7J7Y-unsplash

Imagem: UN em Unsplash

Motivadas pelo relatório “Consumidor do Futuro 2022”, realizado pela WSGN (uma das maiores referências mundiais quando o assunto é tendência), a bebotê buscou entender os hábitos de consumo dos curitibanos neste ano marcado pelo distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19, com o intuito de prever o comportamento dos nossos consumidores no mundo pós-pandemia.

A WSGN previu três diferentes grupos de características de hábitos de consumo mundial:⁣

1. Estabilizadores: pessoas que buscam por equilíbrio em todos os ambitos da vida;⁣
2. Comunitários: se preocupam mais com o bem comum do que com aspirações pessoais;⁣
3. Novos otimistas: buscam por uma realidade em que todes possam se sentir representados.⁣

Em Curitiba, o Instituto SIVIS encontrou 3 possíveis cenários para o pós-pandemia:
1. Farinha pouca, meu pirão primeiro: traz a ideia de pensar só em si e colocar-se em primeiro em situações adversas.
2. Japona: os ganhos que teremos na cidade em relação à solidariedade e à cooperação serão pontuais e passageiros.
3. Gralha Azul: a população passará por um momento de grande dificuldade; porém, por meio da solidariedade e do engajamento de todos, conseguirá se reerguer de forma estruturada e rápida, evitando grandes prejuízos para todas as camadas, sobretudo, para as mais vulneráveis.

E se somarmos as duas ideias e tentarmos entender os hábitos de consumo na Curitiba pós-pandemia: será que os perfis da WSGN podem ser encontrados aqui? Como o consumo vai conversar com as formas de engajamento para a cidade como um todo? Quais são as características dos nossos consumidores? O que mudou em 2020?⁣

A WSGN previu três diferentes grupos de características de hábitos de consumo mundial:⁣

1. Estabilizadores: pessoas que buscam por equilíbrio em todos os ambitos da vida;⁣
2. Comunitários: se preocupam mais com o bem comum do que com aspirações pessoais;⁣
3. Novos otimistas: buscam por uma realidade em que todes possam se sentir representados.⁣

Em Curitiba, o Instituto SIVIS encontrou 3 possíveis cenários para o pós-pandemia:
1. Farinha pouca, meu pirão primeiro: traz a ideia de pensar só em si e colocar-se em primeiro em situações adversas.
2. Japona: os ganhos que teremos na cidade em relação à solidariedade e à cooperação serão pontuais e passageiros.
3. Gralha Azul: a população passará por um momento de grande dificuldade; porém, por meio da solidariedade e do engajamento de todos, conseguirá se reerguer de forma estruturada e rápida, evitando grandes prejuízos para todas as camadas, sobretudo, para as mais vulneráveis.

E se somarmos as duas ideias e tentarmos entender os hábitos de consumo na Curitiba pós-pandemia: será que os perfis da WSGN podem ser encontrados aqui? Como o consumo vai conversar com as formas de engajamento para a cidade como um todo? Quais são as características dos nossos consumidores? O que mudou em 2020?⁣

united-nations-covid-19-response-DIijTuIOYvA-unsplash (1)

Imagem: UN em Unsplash

Para construir essa resposta:

Após todo esse processo, catalogamos os resultados, relacionamos com outras pesquisas e bibliografias das áreas de comunicação, marketing e antropologia e construímos um relatório online super completo, que você pode ter acesso exclusivamente a partir desta página!

No nosso relatório, você vai encontrar:

3 perfis de consumidores curitibanos, com informações detalhadas sobre: 

  1. o que eles procuram; 
  2. onde e como procuram; 
  3. o que esperam do seu tipo de negócio

Exemplos da Jornada do Consumidor de cada um dos perfis, apresentando:

No nosso relatório, você vai encontrar:

3 perfis de consumidores curitibanos, com informações detalhadas sobre: 

  1. o que eles procuram; 
  2. onde e como procuram; 
  3. o que esperam do seu tipo de negócio

Exemplos da Jornada do Consumidor de cada um dos perfis, apresentando:

Com essas informações, você vai ter
ferramentas para entender como:

Com essas informações, você vai ter ferramentas para entender como:

Alavancar o seu negócio e vender mais

Manter seus atuais consumidores/público

Usar esse conhecimento para sobreviver no pós pandemia

E ainda: Onde, como e com o que investir para expandir? Quais são as oportunidades e ameaças da sua empresa em relação aos seus concorrentes? Tudo isso vai te ajudar a tomar decisões de forma mais bem orientada e prever tendências para o mercado do pós pandemia em Curitiba! Incrível, não?

Para quem é este relatório?

Como terei acesso a este conteúdo?

  1. O Relatório será disponibilizado online, apenas para compradores.
  2. No momento em que você efetua a compra, registra o seu endereço de e-mail e recebe o link de acesso para o conteúdo. É extremamente importante que você cadastre o e-mail correto, pois ele será a única forma de acesso.
  3. O pagamento será processado pela Eduzz, o que significa que ao clicar no botão de compra você será redirecionade para o plataforma Eduzz, onde escolherá entre pagamento via boleto bancário ou cartão de crédito.
    Caso você precise efetuar o pagamento de outra forma, basta entrar em contato conosco

Preparamos uma amostra especial para você que tem interesse em adquirir o relatório, mas ainda não tem certeza do que encontrará. Nesse material, apresentamos o relatório etapa por etapa, e inclusive te contamos um pouco sobre os principais dados analisados.

Política de privacidade

Os seus dados bancários serão administrados pelo Eduzz, sendo de responsabilidade deles.

O seu e-mail será utilizado exclusivamente para prover acesso e informações relacionadas à esta pesquisa.

Caso haja reprodução ilegal do relatório, seu acesso será BLOQUEADO, sem direito à devolução do dinheiro.

30% de Desconto

Para quem comprar até o dia 31/12

Para quem comprar até o dia 31/12

De R$50,00 por

R$35,00

Conheça a Bebotê e os serviços que oferecemos:

✨ Pesquisa
Para você que empreende e quer conhecer cada vez mais os seus consumidores, para melhorar ainda mais a sua entrega⁣

✨ Consultoria Acadêmica
Para você que sonha entrar no mundo acadêmico – ou já faz parte dele, se sente sufocade e precisa de ajuda para sair.⁣

✨ Análises Socioeconômicas para Laudos Ambientais
Para você que quer tirar aquele projeto de construção do papel, mas a última resolução da SEDEST/PR não deixa: aqui você encontra tudo o que precisa para um licenciamento ambiental de qualidade!⁣

Sobre as profissionais responsáveis pela pesquisa:

Mayra Sousa Resende – Mestre em Antropologia pela UFPR, Especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Bacharel em Ciências Sociais pela UFPR. Fundadora da bebotê e responsável por criar, gerenciar e realizar todas as etapas da pesquisa.

Marcela Guedes Carsten da Silva –  Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Criminologia e Política Criminal pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal e em em Políticas Públicas e Direitos Humanos (RESTEC). Bacharel em Ciências Sociais (UFPR) e Direito (UniCuritiba). Responsável pela segunda etapa de coleta e análise de dados da pesquisa

Fernanda Aguiar – Designer formada pela Universidade Positivo, com período de intercâmbio na Holanda. Responsável pela identidade visual da pesquisa, materiais de divulgação e diagramação do relatório final e desta página de vendas.