TENDÊNCIAS PARA OS HÁBITOS DO CONSUMIDOR CURITIBANO EM 2021
2020 pode vir a ser conhecido como “o ano em que tudo mudou” nos mais diversos aspectos e a bebotê foi entender O QUE e COMO as coisas mudaram em relação aos nossos hábitos de consumo!
Imagem: UN em Unsplash
Motivadas pelo relatório “Consumidor do Futuro 2022”, realizado pela WSGN (uma das maiores referências mundiais quando o assunto é tendência), a bebotê buscou entender os hábitos de consumo dos curitibanos neste ano marcado pelo distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19, com o intuito de prever o comportamento dos nossos consumidores no mundo pós-pandemia.
A WSGN previu três diferentes grupos de características de hábitos de consumo mundial:
1. Estabilizadores: pessoas que buscam por equilíbrio em todos os ambitos da vida;
2. Comunitários: se preocupam mais com o bem comum do que com aspirações pessoais;
3. Novos otimistas: buscam por uma realidade em que todes possam se sentir representados.
Em Curitiba, o Instituto SIVIS encontrou 3 possíveis cenários para o pós-pandemia:
1. Farinha pouca, meu pirão primeiro: traz a ideia de pensar só em si e colocar-se em primeiro em situações adversas.
2. Japona: os ganhos que teremos na cidade em relação à solidariedade e à cooperação serão pontuais e passageiros.
3. Gralha Azul: a população passará por um momento de grande dificuldade; porém, por meio da solidariedade e do engajamento de todos, conseguirá se reerguer de forma estruturada e rápida, evitando grandes prejuízos para todas as camadas, sobretudo, para as mais vulneráveis.
E se somarmos as duas ideias e tentarmos entender os hábitos de consumo na Curitiba pós-pandemia: será que os perfis da WSGN podem ser encontrados aqui? Como o consumo vai conversar com as formas de engajamento para a cidade como um todo? Quais são as características dos nossos consumidores? O que mudou em 2020?
A WSGN previu três diferentes grupos de características de hábitos de consumo mundial:
1. Estabilizadores: pessoas que buscam por equilíbrio em todos os ambitos da vida;
2. Comunitários: se preocupam mais com o bem comum do que com aspirações pessoais;
3. Novos otimistas: buscam por uma realidade em que todes possam se sentir representados.
Em Curitiba, o Instituto SIVIS encontrou 3 possíveis cenários para o pós-pandemia:
1. Farinha pouca, meu pirão primeiro: traz a ideia de pensar só em si e colocar-se em primeiro em situações adversas.
2. Japona: os ganhos que teremos na cidade em relação à solidariedade e à cooperação serão pontuais e passageiros.
3. Gralha Azul: a população passará por um momento de grande dificuldade; porém, por meio da solidariedade e do engajamento de todos, conseguirá se reerguer de forma estruturada e rápida, evitando grandes prejuízos para todas as camadas, sobretudo, para as mais vulneráveis.
E se somarmos as duas ideias e tentarmos entender os hábitos de consumo na Curitiba pós-pandemia: será que os perfis da WSGN podem ser encontrados aqui? Como o consumo vai conversar com as formas de engajamento para a cidade como um todo? Quais são as características dos nossos consumidores? O que mudou em 2020?
Imagem: UN em Unsplash
Para construir essa resposta:
Após todo esse processo, catalogamos os resultados, relacionamos com outras pesquisas e bibliografias das áreas de comunicação, marketing e antropologia e construímos um relatório online super completo, que você pode ter acesso exclusivamente a partir desta página!
No nosso relatório, você vai encontrar:
3 perfis de consumidores curitibanos, com informações detalhadas sobre:
Exemplos da Jornada do Consumidor de cada um dos perfis, apresentando:
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Com essas informações, você vai ter
ferramentas para entender como:
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E ainda: Onde, como e com o que investir para expandir? Quais são as oportunidades e ameaças da sua empresa em relação aos seus concorrentes? Tudo isso vai te ajudar a tomar decisões de forma mais bem orientada e prever tendências para o mercado do pós pandemia em Curitiba! Incrível, não?
Para quem é este relatório?
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Preparamos uma amostra especial para você que tem interesse em adquirir o relatório, mas ainda não tem certeza do que encontrará. Nesse material, apresentamos o relatório etapa por etapa, e inclusive te contamos um pouco sobre os principais dados analisados.
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Sobre as profissionais responsáveis pela pesquisa:
Mayra Sousa Resende – Mestre em Antropologia pela UFPR, Especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Bacharel em Ciências Sociais pela UFPR. Fundadora da bebotê e responsável por criar, gerenciar e realizar todas as etapas da pesquisa.
Marcela Guedes Carsten da Silva – Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Criminologia e Política Criminal pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal e em em Políticas Públicas e Direitos Humanos (RESTEC). Bacharel em Ciências Sociais (UFPR) e Direito (UniCuritiba). Responsável pela segunda etapa de coleta e análise de dados da pesquisa
Fernanda Aguiar – Designer formada pela Universidade Positivo, com período de intercâmbio na Holanda. Responsável pela identidade visual da pesquisa, materiais de divulgação e diagramação do relatório final e desta página de vendas.