2021 começou e já estamos quase no final de janeiro, isso significa que para muitos o período de festas já acabou e a vida de trabalho voltou ao normal. Mas além da normalidade habitual, para a maioria das pessoas, todo ano começa com novos hábitos de metas estipuladas e novos planos a serem seguidos.

Mas você, nesse meio de janeiro você já precisou dizer “amanhã eu começo” para alguma das metas de 2021? Ou quando pensava em todas as coisas que iria precisar, para que esse novo hábito virasse rotina, já foi logo desistindo antes mesmo de começar pra não se dar ao trabalho de desistir depois? E os prazos, que você jurou que iria cumprir nesse ano, já começaram a ficar novamente apertados?

A procrastinação é um hábito comum por todo o mundo e afeta, só no Brasil, mais de 20 milhões de pessoas, os quais são considerados procrastinadores crônicos. Ela tende a nos fazer deixar para depois o que poderia ser feito naquele exato instante e muitas vezes atrapalha nosso rendimento nos estudos, trabalho e até mesmo na vida pessoal.

Pode até não parecer, mas esse hábito nos faz perder tempo fazendo coisas que não precisavam ser feitas naquele momento e deixar as importantes para depois, fazendo com que elas fiquem atrasadas ou até mesmo sejam perdidas. Destruindo o recurso mais valioso quando falamos sobre viver em um mundo acelerado como o século XXI: o tempo.

No twitter alguns usuários começaram até a fazer memes com o ato de procrastinar, inventando a “procrastinação útil”, que, segundo os internautas, é o ato de deixar de fazer algo que deveria ser feito, como terminar um trabalho, para fazer algo útil, mas que não necessariamente deveria ser feito naquela hora, como limpar a casa ou lavar a roupa.

A verdade é que a procrastinação é a grande inimiga das metas, planos a longo prazo e desejos pessoais, porque quanto mais algo tende a depender exclusivamente de nós mesmos, mais tendemos a procrastiná-lo, tornando-o muitas vezes inatingíveis.

Por isso, se você sente que nesse início de ano, você já deixou de fazer algo ou está protelando seu começo, termine de ler esse texto e vá direto fazê-lo ou, pelo menos, começá-lo.

Afinal, como diz um ditado já conhecido aqui na Bebotê: antes feito do que perfeito!

Bom ano, meus queridos!