Terminei a defesa do doutorado, e agora?

Após longos anos de dedicação e comprometimento ao estudo, muitos se sentem aliviados com a chegada desse momento. Outros, no entanto, sentem-se apreensivos e perdidos, após terem chegado ao que acreditam ser a conclusão de uma longa e intensa corrida pela realização pessoal.

Quando um estudante passa pela defesa do doutorado, chega ao nível máximo em termos de ensino. Assim, ele está pronto para ser considerado oficialmente um “pesquisador” e “doutor”. Mas e agora? O que fazer enquanto ainda aguarda o tão sonhado emprego como professor ou pesquisador?

Se você está nessa situação, não se preocupe, vamos te explicar tudo nesse post. Vamos lá!

O que é uma defesa do Doutorado? 

É interessante primeiro explicarmos o que é o  Doutorado: o mais elevado  grau de pós-graduação (stricto sensu), que aprofunda o conhecimento dos profissionais por meio da pesquisa acadêmica. 

Já a defesa do Doutorado nada mais é que uma norma acadêmica, obrigatória para a conclusão desse processo. Nele, o aluno se dedica em média, de 4 a 5 anos, unicamente a uma pesquisa que visa apresentar novas descobertas sobre o estudo escolhido. 

Não é à toa que o aprofundamento teórico é muito mais intenso do que no trabalho de conclusão da graduação. O objetivo é a criação, desenvolvimento e defesa de uma tese, ou seja, uma grande proposição científica relacionada à sua área de estudo, que obrigatoriamente deve ser inédita e inovadora. 

Como resultado, ocorre  a formação de doutores e pesquisadores, teoricamente preparados para atuar no mercado de trabalho. A ideia é que o profissional que defenda o doutorado possa contribuir com o conhecimento acadêmico, por meio de novas ideias! 

Mas, como lidar com o fim de um caminho tão longo e ao mesmo tempo tão marcante em nossas vidas? Vejamos:

Como lidar com o término da defesa do Doutorado?

Não se desespere, respire! Essa é uma fase muito importante para começar uma nova trajetória, explorar o universo e viver novas experiências. Mas, é importante, antes de tudo, colocar sua cabeça em ordem para tomar qualquer decisão. Por isso, separamos algumas dicas para você.

Isso vai garantir que você tome decisões mais acertadas no futuro. Veja! 

Nossa principal dica é: converse com pessoas que já defenderam o Doutorado, já passaram pela mesma fase que você, se reinventaram e tiveram sucesso em sua carreira. Ouvir opiniões positivas pode contribuir e servir como inspiração para a sua nova caminhada. 

O segundo passo é investir no seu autoconhecimento. Saber quais são seus sonhos, desejos, gostos e projetos será muito importante para se reinventar, caso seja preciso.

Além disso, conhecer a si mesmo pode ajudar a responder à pergunta: “terminei a defesa do Doutorado, e agora?”. Sabendo quem você é e o que você quer, fica mais fácil procurar uma função que combine com você, dessa vez no mercado de trabalho.

Por fim, a nossa dica é: mantenha-se em movimento e não fique se lamentando. Busque oportunidades do seu interesse. Foque naquilo que você quer verdadeiramente e pense em formas de chegar lá. Nisso, a Bebotê te ajuda!

Está com dificuldade de se posicionar no mercado? Se reinvente com Bebotê!

A sonhada vaga de professora não surgiu logo após terminar o doutorado? Queremos te ajudar nessa! Conheça a Bebotê, uma empresa que foi feita para você que busca novas oportunidades após a formação.

Nós ajudamos mulheres que desejam entender como valorizar seus conhecimentos acadêmicos e direcioná-los para conquistar vagas que estejam disponíveis no mercado de trabalho ou mesmo para a construção da sua própria empresa! 

Aqui, na Bebotê, você encontra todo suporte e acompanhamento necessário para manter as suas contas em dia, exercendo com tempo e tranquilidade uma função que esteja alinhada aos seus verdadeiros interesses.  

Não perca tempo, contrate hoje os serviços da Bebotê!