Na sexta-feira 23/05 foi ao ar o segundo episódio do De Frente com Mayra, tendo como entrevistada a Chef de Cozinha Samila Paiva (@contosecozinha).

A Samila é graduada em Gastronomia e tem especialização em Confeitaria, mora em Fortaleza e trabalha com encomendas e com a gestão alimentar de sua família, além de produzir muito conteúdo bacana no Instagram.

Na nossa conversa ela deu dicas para quem está começando a se arriscar na cozinha e também falou sobre algumas boas práticas para a quarentena e, claro, respondeu todas as perguntas que apareceram. Você pode ouvir a entrevista completa no segundo episódio do nosso Podcast, que já está no Spotify.

Dicas para se Aventurar na Cozinha

  1. Vontade, curiosidade, interesse: sem isso, nem adianta ir pra cozinha.
  2. Organização na hora do preparo. É importante ter tudo à mão e manter a bancada higienizada/limpa.
  3. Comece usando fogo baixo para tudo, até se sentir seguro. Manter atenção às panelas sempre. Usar fogo alto somente para fazer carnes!
  4. Faça um bom Refogado (detalhes a seguir)
  5. Tenha paciência! Nem sempre você vai conseguir um bom resultado na primeira vez, mas isso não pode te fazer desistir.

Neste processo de aprendizado, a Samila recomendou o site da Ana Maria Braga como fonte de receitas fáceis e bem explicadas. Outra boa fonte é o Panelinha, gerido pela Chef Rita Lobo. Outra dica é dar preferência para estes conteúdos gratuitos da internet antes de sair comprando livros de receitas, pois geralmente eles exigem um poquinho mais de experiência.

Uma outra dica importante foi a de começar cozinhando algo que você gosta muito. Assim é mais fácil de manter o interesse e a perseverança!

Segredos para um bom refogado:

Ele é o começo de todo o processo de cocção. Consiste em fritar o alimento com pouquíssima gordura e baixa temperatura com o intuito de liberar os líquidos e dourar para transferir o sabor. Na cozinha francesa são usados a cenoura, cebola e o salsão para este processo. No Brasil, o equivalente é o combinado de alho e cebola, sendo que em algumas regiões (como na casa da Samila), é acrescido a pimenta de cheiro neste processo. Resumindo: você escolhe o que acha que vai ficar bom para refogar.

Então coloca na panela com um pouco de gordura e espera dourar, em fogo baixo, para não correr o risco de queimar estes temperos. Em seguida, você acrescenta o que ia cozinhar, na mesma panela. Assim o alimento fica temperado e saboroso, pois os líquidos dos ingredientes da refoga passam para o ingrediente principal posteriormente adicionado. Esse é o segredo para um arroz temperado, por exemplo. Mas vale para outras comidas também.

Dicas para a Quarentena:

  1. O freezer é nosso amigo, pois quem congela sempre tem. Ajuda muito a evitar o desperdício. Se sobrou comida, coloque em um pote com tampa ou envolva com papel filme e congele. Dicas extras: descongele sempre na geladeira! Antes de dormir, já pense no que vai ser cozinhado no próximo dia e desça do congelador para a geladeira. Desta forma, o descongelamento ocorre naturalmente e a comida fica com sabor e textura preservados.
  2. Planeje suas refeições! Isso ajuda na hora de montar a lista para o supermercado, evitando que você precise sair de casa muitas vezes. Também ajuda a evitar o desperdício, pois você consegue planejar o reaproveitamento dos alimentos. Além disso, como a nutricionista Renata falou na entrevista anterior, este é um passo muito importante para o processo de tornar o ato de comer consciente. Dicas extras: divida em porções os alimentos frios/frescos comprados e congele o que não for usar de imediato. Descongele na geladeira e tempere na hora de cozinhar – o congelamento pode intensificar alguns temperos, então é um passo arriscado e exige experiência na cozinha.
  3. Tente fazer refeições saudáveis na maior parte dos dias. A Samila contou que come saudável durante a semana e deixa as refeições mais práticas e industrializadas para os finais de semana. Essa dica é bacana porque quando vamos ao mercado há uma série de alimentos que precisam ser ingeridos rápido para não estragar, então comece comendo por eles e deixe os que duram mais para mais para frente.
  4. Opte por comprar alimentos duráveis, como batata e cenoura. Não se esqueça de congelar tudo que comprar e puder estragar mais rápido, mas evite sobrecarregar o freezer. Ou seja: não estoque comida. Compre o necessário. Tanto a Samila quanto a Renata indicaram que o planejamento e as compras sejam feitos quinzenalmente, assim você consegue manter a diversificação e não precisa de muito espaço de armazenamento.

Pra terminar…

Nesta conversa a gente aprendeu que o Planejamento é um dos passos mais importantes para conseguir manter a rotina alimentar em dia. Por conta disso, eu e a Samila preparamos um template de organizador alimentar semanal e vou deixar aqui, para que vocês possam fazer o download, imprimir, se organizar e se cuidar através de uma boa alimentação.

Samila Paiva é Chef de Cozinha e pode ser encontrada no Instagram como @contosecozinha.